amores expresos, blog do ANTÔNIO

Thursday, December 20, 2007

O amor que choveu

publicado na revista Capricho

Era uma vez um menino que amava demais. Amava tanto, mas tanto, que o amor nem cabia dentro dele. Saía pelos olhos, brilhando, pela boca, cantando, pelas pernas, tremendo, pelas mãos, suando. (Só pelo umbigo é que não saía: o nó ali é tão bem dado que nunca houve um só que tenha soltado).
O menino sabia que o único jeito de resolver a questão era dando o amor à menina que amava. Mas como saber o que ela achava dele? Na classe, tinha mais quinze meninos. Na escola, trezentos. No mundo, vai saber, uns dois bilhões? Como é que ia acontecer de a menina se apaixonar justo por ele, que tinha se apaixonado por ela?
O menino tentou trancar o amor numa mala, mas não tinha como: nem sentando em cima o zíper fechava. Resolveu então congelar, mas era tão quente, o amor, que fundiu o freezer, queimou a tomada, derrubou a energia do prédio, do quarteirão e logo o menino saiu andando pela cidade escura -- só ele brilhando nas ruas, deixando pegadas de Star Fix por onde pisava.
O que é que eu faço? -- perguntou ao prefeito, ao amigo, ao doutor e a um pessoalzinho que passava a vida sentado em frente ao posto de gasolina. Fala pra ela! -- diziam todos, sem pensar duas vezes, mas ele não tinha coragem. E se ela não o amasse? E se não aceitasse todo o amor que ele tinha pra dar? Ele ia murchar que nem uva passa, explodir como bexiga e chorar até 31 de dezembro de 2978.
Tomou então a decisão: iria atirar seu amor ao mar. Um polvo que se agarrasse a ele -- se tem oito braços para os abraços, por que não quatro corações, para as suas paixões? Ele é que não dava conta, era só um menino, com apenas duas mãos e o maior sentimento do mundo.
Foi até a beira da praia e, sem pensar duas vezes, jogou. O que o menino não sabia era que seu amor era maior do que o mar. E o amor do menino fez o oceano evaporar. Ele chorou, chorou e chorou, pela morte do mar e de seu grande amor.
Até que sentiu uma gota na ponta do nariz. Depois outra, na orelha e mais outra, no dedão do pé. Era o mar, misturado ao amor do menino, que chovia do Saara à Belém, de Meca à Jerusalém. Choveu tanto que acabou molhando a menina que o menino amava. E assim que a água tocou sua língua, ela saiu correndo para a praia, pois já fazia meses que sentia o mesmo gosto, o gosto de um amor tão grande, mas tão grande, que já nem cabia dentro dela.

82 Comments:

Blogger Anália said...

Ahhh, que lindo, Antônio!
Teus textos sempre dão um arco-íris aos meus dias.

Abraço grande!

December 20, 2007 at 8:11 PM  
Blogger Igne. said...

Lindo, lindo, lindo... me lembrou duas passagens literárias que eu amo, talvez justamente pela presença da chuva e do mar:
"Chove em Macondo." do Márquez; e
"- Me ajuda a olhar!" do Galeano.

December 21, 2007 at 5:09 AM  
Blogger r a c h e l said...

socorro antônio, a cada dia você escreve mais lindo ainda. como pode isso? tá uma graça essa.

beijo beijo,

e eu que nem sinto nada. :*(

December 21, 2007 at 1:16 PM  
Blogger helô beraldo said...

Nesses tempos de chuva ácida, que água mais pura! Doce, doce, doce.

December 21, 2007 at 4:06 PM  
Blogger sassá said...

texto bem bem gostoso

December 21, 2007 at 11:18 PM  
Blogger Kamilla Barcelos said...

Lindoooooooooooooo!!

Faz tempo q eu não lia algo tão emocionante!
Arrasou!
Beijosss

December 22, 2007 at 1:20 PM  
Blogger Jane Malaquias said...

Menino covarde e sortudo.

December 22, 2007 at 3:01 PM  
Blogger multi said...

This comment has been removed by the author.

December 22, 2007 at 5:23 PM  
Blogger multi said...

Que Sensibilidade extrema!
Me fez ter vontade de amar!

December 22, 2007 at 5:24 PM  
Blogger ContaPraMarcela said...

Acho que o Drummond inspirou as duas mãos do menino a levarem sentimento do mundo.
E o Antonio inspirou a menina aqui a correr pro oceano que ainda não secou pra ver se convence o menino de que, secretamente, ela também é apaixonada por ele.

December 22, 2007 at 5:31 PM  
Blogger Ana Marocas said...

Ótimo!!!Espero que esse tenha durado mais que os amores aromatizados artificialmente(que sempre vêm com sabor de pepino!).

December 22, 2007 at 6:59 PM  
Blogger ^^ said...

Carambaaaa!
N sabia q teu blog era tão booom!
Amo tuas colunas na CAPRICHO!
Tu escreve mt,cara!
Vou t visitar sempre só pra ver se eu pego a manha d escrever tão bem assim e tiro 10 em redação
hehehehee
Feliz Natal
:*

December 23, 2007 at 10:31 AM  
Blogger isah said...

Me lembra um pouco de anitelli ....tão poéticoo!

December 23, 2007 at 12:29 PM  
Blogger Unknown said...

Ai Antonio, que lindoo!!!
Texto maravilhoso!

Beijos

December 23, 2007 at 4:31 PM  
Blogger Ricardo Lombardi said...

cara, feliz natal pra você e para a família toda. E parabéns pelos textos. Fiquei aqui passeando e adorei. abraços!
R

December 24, 2007 at 5:21 AM  
Blogger Teacher Mary said...

que lindo Antônio!
Tá apaixonado? Primeiro "O Salto" e agora esse.

Ah, estou me divertindo muito com o livro das melhores do teu pai.

Beijos!

December 25, 2007 at 4:55 PM  
Blogger Cinthia said...

oi Antonio, parabéns pelo seu trabalho, só conhecia a coluna da capricho. Mas parei de assinar então foi mt bom achar seu blog, vou continuar acompanhando!

December 25, 2007 at 9:59 PM  
Blogger Ane Talita said...

Que graça esse texto!
=)
Adorei!

beijo!

ah...o post anterior sobre a esquerda e a direita tah foda demais tbm!

December 26, 2007 at 3:40 AM  
Blogger ~ said...

;~
Apaixonado?


"ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão"

December 26, 2007 at 2:53 PM  
Blogger ♥ Grazi ♥ said...

Que gracinha!
Ler seus textos sempre me faz bem!
Bjo

December 26, 2007 at 6:58 PM  
Blogger Deise Rocha said...

mas q lindo...
mas q perfeito...

q bom q teve um final feliz...
rsrs

feliz ano novo!!!!

December 27, 2007 at 6:17 AM  
Blogger Unknown said...

Antonio, vc não sabe a preciosidade de homem que vc é, qual é o homem hj em dia que escreve como vc? talvez exista um ou dois que escreva parecido, mas como vc não! Seus textos me fazem sorrir numa tarde de sábado!

December 27, 2007 at 6:29 AM  
Blogger r. muzzi said...

Muito bacana! Cheio de sensações, faz a gente criar uma imagem muito real do que a gente lê! Difícil se achar autores com essa destreza.
Parabéns! abraços de BH

December 27, 2007 at 6:35 AM  
Blogger Gabriela said...

Inocente, bonito e profundo.
Nada como um amor infantil, doce e delicado pra nos fazer suspirar e refletir uma tarde toda...

December 27, 2007 at 6:48 AM  
Blogger Unknown said...

Lindo texto...passei para várias e várias pessoas. Há muito não lia algo assim que tocasse de uma forma tão sensível com a ingenuidade perdida.

Abraço e feliz ano novo

December 27, 2007 at 5:32 PM  
Blogger Mali said...

Lindo!!!Como sempre sus textos são sempre maravilhosos ;D

December 28, 2007 at 7:10 AM  
Blogger Joao said...

Antonio prataaaa *_*
sou muiiito sua fã
amo seus textos !
eu assineia capricho só pra ler sua
matériia , e agora descobri o seu blog .

liindo os textos!

de Juliana |BaZi|

December 28, 2007 at 12:23 PM  
Blogger Joao said...

Antonio prataaaa *_*
sou muiiito sua fã
amo seus textos !
eu assinei a capricho só pra ler sua
matériia , e agora descobri o seu blog .

liindo os textos!

de Juliana |BaZi|

December 28, 2007 at 12:23 PM  
Blogger ui said...

É, o amor é implacável! ;(


http://voyeuroom.blogspot.com

December 29, 2007 at 5:59 PM  
Blogger Thamires said...

Muito bonito!!

Sempre o melhor!

Grande abraço.

December 30, 2007 at 9:32 AM  
Blogger Ana Nogueira Fernandes said...

é lindo, mas eu vim tooda toda esperando a continuação de direita x esquerda... e dei com os burros n'água!

December 31, 2007 at 11:07 PM  
Blogger Dandara Saldanha said...

uma graça esse texto, muito lindo mesmo. (:

January 2, 2008 at 11:30 AM  
Blogger Clematis said...

Antonio, lindo texto. Parabéns.
Gostaria de saber como faço para entrar em contacto. Sou editora de uma revista e seria ótimo poder publicar um dos artigos de seu blog
ah... meu filho foi seu colega na escola Viva...

January 2, 2008 at 1:38 PM  
Blogger Adri said...

Belíssimo.
Apenas belíssimo!

January 3, 2008 at 7:33 AM  
Blogger nayhelogabi said...

ahhh, Antônio, mas que palavras tão lindas essas. que sentimentalidade, que leveza, que talento!!! você é um gênio das palavras, parabéns, amo seus textos e nutro uma admiração imensa pela sua pessoa, um beijao. vê o meu blog também : nayhelogabi.blogspot.com

January 3, 2008 at 1:52 PM  
Blogger Priscila Lopes said...

É disso que eu falo: do lirismo na crônica e no conto, da explosão de ritmo, de uma verdadeira prosa poética:

"Saía pelos olhos, brilhando, pela boca, cantando, pelas pernas, tremendo, pelas mãos, suando."

January 4, 2008 at 6:56 AM  
Blogger Shizue. said...

Ameeei este texto.é muito legal
e criativo *-*
;*

January 5, 2008 at 6:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu li esse texto na Capricho. Achei espetacular! Será que isso é baseado em fatos reais?!
Hehe.
Beijo grande!

January 5, 2008 at 8:40 AM  
Blogger  said...

Adoro tudo que você escreve. Texto singelo, bonitinho, puro.
Um abraço!

January 5, 2008 at 4:27 PM  
Blogger Vanessa said...

Eu gostei tanto que quase chorei lendo a revista! Seus textos sempre me emocionam!

January 6, 2008 at 11:37 AM  
Blogger Unknown said...

Pedro não sabe mas talvez no fundo, espere alguma coisa mais linda que o mundo.
Maior do que o mar.

January 6, 2008 at 7:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Que criatura mais doce e seca ao mesmo tempo ...


http://glhama.nafoto.net/

January 7, 2008 at 8:32 AM  
Blogger ladybug said...

Perfeitoo ..
Simplesmente perfeitoo ..

Me lembra o estilo que eu escrevi um texto esses tempos ..

E representa muito do que eu estou passando nesse momento .. ^^"

;***

January 7, 2008 at 10:18 AM  
Blogger Lay Zwetch said...

Esse foi o texto mais lindo que eu já li aqui!

Faz tempo que eu venho aqui.
leio os posts, leio os comentários... E mesmo achando perfeitos seus textos nunca comento nada..

mas esse eu nao podiaa dxar de responder.. lindo.. lindo.. lindoo..
As vezes vc escreve coisas que me faz rir.. as vezes refletir.. mas lendo esse texto a sensação que eu tenho é que não podemos desistir do amor.. não ainda..

Parabéns Antônio.. por sempre fazer renascer em mim sentimentos que eu achava ter esquecido.

Eu nao sei como você consegue fazer isso, mas sei que você é unico.

E sempre que venho aqui me surpreendo.

Parabéns mesmoo.. Seus textos são perfeitos.

bjoO.. xauzim.

Lay.

January 8, 2008 at 6:08 AM  
Blogger Larissa. said...

q gracinha, bem otimista!
=) =**
Antooonio, sucesso sempre ;)

Feliz 2008 :D

January 8, 2008 at 12:29 PM  
Anonymous Anonymous said...

Finalmente encontrei um modo de me comunicar com um dos meus maiores ídolos. Te admiro muito, seu trabalho, seus textos sempre impecáveis. Feliz por encontrar seu blog.

January 8, 2008 at 1:58 PM  
Blogger Priscila Basile said...

lindeza!

January 8, 2008 at 8:08 PM  
Blogger Unknown said...

Antônio, meu nome é Karina, tenho 15 anos e eu amo a Capricho, te conheci através dela e hoje em dia sou completamente APAIXONADA por você, que textos maravilhosos, sério ! Quero ser jornalista e você é meu ídolo !
Beeeeeeeijões !

January 9, 2008 at 12:40 PM  
Blogger ContaPraMarcela said...

Mais um. Pra dar 50.
Mas só pq esse texto ficou sho~w.
Não abusa....

January 11, 2008 at 5:12 AM  
Blogger Mariane Savio said...

eu tenho inveja do seu talento (: adoro seus textos e esse, em particular, está incrível. tocante, lindo, genial. simplesmente amazing.

te admiro absurdamente (;
parabéns.

January 11, 2008 at 5:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Vou pegar os arrepios, colocar dentro de uma caixa e mandar pra vc.
Onde tu mora mesmo?

rssssssssss

Lindo...lindo... :)

January 17, 2008 at 9:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

Perfeitoo demaaais.
Lii praa tooodo muuundo
quee acheii.

chuva mais perfeita.;D

Beeeijo.

January 18, 2008 at 6:56 AM  
Blogger Juliana Campos said...

Putz! Sou super fã dos seus textos, cara você sabe lidar com as palavras, leio principalmente o "Estive pensando" da Capricho e simplimente fico apaixonada por seus textos. Esse em especial me fascinou, me conquistou, me apaixonou... Nossa, continue me encantando com suas palavras porque agora que descobri o teu blog(sou novata por aqui!) vou bater ponto e esperar anciosa novos textos!

beiijo! (acho que escrevi dimais ;p)

January 22, 2008 at 5:35 PM  
Blogger Juliana Campos said...

Putz cara! Eu sou super fã dos seus textos, os conheci através do "Estive pensando" da Capricho e desde então me apaixonei pelo jeito com que você lida com as palavras, o jeito fácil e inteligente com que você escreve os seus textos.
Esse em especial me encantou, me fascinou, me apaixonou... Muito lindo!
Nossa, agora que descobri o seu blog (sou meio novata por aqui!) vou bater ponto e esperar anciosa por novos textos!

beiijooo!
(ih acho que escrevi demnais!)

January 22, 2008 at 5:45 PM  
Blogger B. said...

Sei quem um "lindo" no meio de tantos "lindos" não deve fazer muita diferença, mas esse seu texto realmente mecheu muito comigo. Então, talvez por falta de conhecimento do nosso vasto vocabulário, talvez por simplesmente não conseguir pensar em uma outra palavra, fico com a única que me vem à cabeça: ficou lindo esse texto. lindo!

January 23, 2008 at 7:06 AM  
Blogger Tomas said...

Realmente, eu também pensei em só chegar aqui, largar um "Que lindo!!!" e sair, como se ninguém mais tivesse pensado nisso, oh dó. Mas é lindo, que se há de fazer?...

January 27, 2008 at 3:17 AM  
Blogger Sabrina said...

lindo, lindo, lindo.

February 6, 2008 at 11:19 AM  
Blogger Nós said...

Ótimo texto!
Acessei aqui por admirar muitíssimo Mário, e vejo que segue em gênero, grau, e não talvez ainda em número por não possuir anos para tanto...
Grande abraço

Bruno Zioli

February 21, 2008 at 8:31 AM  
Blogger Cris said...

Eu te amo, Antônio!

February 25, 2008 at 2:04 PM  
Blogger Thani said...

Ah!!!!!!! Realmente, como a guria falou mais acima, esse texto é um arco-íris!!!
É aquela delicadeza, aquela coisa pequena, singela, um cristalzinho, uma florzinha, um peixinho, bem pequeno... E é uma coisa tão grande e tão enorme e tão excessivamente exagerada que eu nem sei como falar.
Me deu um riso e uma lágrima de comoção.
;)

March 3, 2008 at 6:28 PM  
Anonymous Anonymous said...

WALRUS
I'm crying...

eu nunca tinha chorado lendo antes, obrigado, abriu umas portas do meu coração...
eu to em um momento parecido, você me deu esperança...
meu coração tá doendo, rasgado, já murchei que nem uva passa uma vez, achei que não ia passar nunca, desisti de muita coisa...

March 16, 2008 at 8:13 PM  
Blogger Som Do Pé said...

This comment has been removed by the author.

March 16, 2008 at 8:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

WALRUS (2)

era minha alma gêmea sabe? perdi o amor que eu nem sabia, mas era toda a fonte de vida, aprendi a respirar denovo a pouco tempo, recebi uma ligação derrepente meu coração pulou, não pulava a muito tempo, mas ficou mais um tempo sem pular de novo, e agora rasga, congela, tudo aquilo de bom.
mas só consigo cantar, falar que amo ela seria demais pra quem não tem cola e não tem geito...
(eu também já tive relacionametos que me deixaram pra baixo)

bom, obrigado por tudo...
obrigado por esse texto
obrigado por me lembrar do amor eterno

...from WALRUS
...to LINDA CURUMIN

desculpa, eu tenho coragem pra fazer muitas coisas, mas com você eu não passo de um garotinho no escuro, esperando ouvir um oi para ser o sol e ter o MAIOR MOTIVO de felicidade do mundo se é você comigo
como eu te disse, você é muito inspiradora para mim, e o que é inspiração, veja no dicionário
beijones

March 16, 2008 at 8:33 PM  
Blogger Bárbara said...

aiiii!!!
lindo!lindo!lindo!
eu contei essa historia na minha aula de teatro num trabalho é minha professora amou
párabens!!!!!

March 29, 2008 at 9:53 AM  
Blogger Unknown said...

Amei,
que amor imenso é esse que sentimos, mas sempre receoso...
Amo suas crônicas.
bjão

July 23, 2008 at 9:05 AM  
Blogger líria porto said...

é um texto lindo, tem a delicadeza de um poema...
parabéns!!

veio
líria porto

a infância a meu ver
é água em busca de leito
e tanto pode tornar-se
rio a caminho do mar
quanto pântano
lamaceiro

*

September 5, 2008 at 4:17 AM  
Anonymous Anonymous said...

Até que enfim encontro esse texto no seu blog. Desde que o li no Digestivo que ele não me sai da cebeça. Já enviei para os amigos, para as amigas, para os alunos e alunas.Mas o melhor de tudo;guardei bem guardado para dar a minha neta que ainda vai nascer. Foi meu primeiro presente para ela. Aí pensei: porque você não convida uma artista para fazer ilustrações para este conto? Umas aquarelas e pronto, viraria um lindo livro que agradaria dos 8 aos 80.
Muito lindo esse texto.Uma poesia em prosa.

November 20, 2008 at 4:18 PM  
Blogger maria das flores said...

Esse texto mexe muito comigo tive uma paixão platônica...O meu amor choveu!

March 28, 2009 at 11:30 AM  
Blogger Mirian said...

This comment has been removed by the author.

November 10, 2010 at 7:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

Esse é o texto mais lindo que já li, é minha história, na versão "A menina que amava demais", Jah bless you! ;) Parabéns!

November 10, 2010 at 7:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Esse é o texto mais lindo que já li, é minha história, na versão "A menina que amava demais", Jah bless you! ;) Parabéns!

November 10, 2010 at 7:23 PM  
Anonymous Miria Kuhn said...

Esse é o texto mais lindo que já li, é minha história, na versão "A menina que amava demais", Jah bless you! ;) Parabéns!

November 10, 2010 at 7:24 PM  
Anonymous Amaro Rocha - jsz_jd@yahoo.com.br said...

Depois de ter lido algo tão marcante, posso dizer que me sinto feliz pra ir dormir sem um descanso descasual ou descompromissado. Retirei depois deste relato do pobre menino sofredor por amor, algo belo e nostálgico com um toque de leveza e notas de paixão acelerada...
Obrigado.

December 12, 2010 at 9:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

You reаlly make іt seem ѕo easy wіth youг рresentation but I find this mаtter
to be actually ѕοmething which I think I would never understand.
Ιt seemѕ too complex and very broad fоr me.

Ι am lοoking foгward for youг next pοst, I'll try to get the hang of it!

Stop by my blog post letsslimtogether.com

March 8, 2013 at 1:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Hi, all the time i used to checκ web site ρosts heгe in the early
hours in thе morning, for thе reason thаt i enjoy
to gain κnοωledgе of moге and more.



Feel free tο visit my blog - www.sfgate.com

March 10, 2013 at 9:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

Hey there! Someоne in my Faсebook grοup shared
this site with us so I сame to giѵe it а look.
I'm definitely loving the information. I'm bookmarking
anԁ wіll bе tweeting this to mу fοlloωers!
Supeгb blog аnd terrifіc desіgn and stуle.


Also viѕit my web-sitе - sfgate.com

March 16, 2013 at 3:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

I am sure thiѕ piece of wгiting has touched all thе іntеrnet vіewers, its really rеally nicе piece of writing оn buіlding up
new ωeblog.

Also vіsit my web page; prweb.com

March 17, 2013 at 1:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

If some оne needs eхpert vіew about blogging and site-buildіng then i
suggеst him/heг tο pay a quiсk ѵisіt thіѕ webpage, Kеep uρ the ρleasant work.


My page ... http://lavegaent.com/index.php?do=/profile-684/info

March 31, 2013 at 7:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Hi thеre just wanted tο givе you a quicκ headѕ up.
The woгԁѕ in your artiсle seem tο be running off
thе screen in Inteгnet explorer. I'm not sure if this is a formatting issue or something to do with internet browser compatibility but I thought I'd pоst to let yοu know.
Thе style and ԁеѕign look great thοugh!
Hope уou get the issue solved soоn. Thanks

My blog forum.pbxtelecom.ro

May 4, 2013 at 8:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

Goоd day! This is mу 1st comment here ѕo І
juѕt ωanted to give а quick
shout оut and say I genuіnely enјoy reаdіng
thгough your аrtiсles. Cаn you геcommend any othеr blоgs/wеbѕіtes/forumѕ that deal ωіth the sаme subjeсts?
Thanκs!

my website ... Silk N Reviews

May 11, 2013 at 7:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

The sixty day complimentary trial offer is a fantastic choice,
in the case of the flex waistband.

Also visit my webpage www.kreis-Dueren.de

May 16, 2013 at 12:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

For example, you should really make absolutely sure
that what you want to remove is without a doubt a tag.
The greatest point is organic treatments do not have aspect outcomes at all.



Feel free to surf to my page - http://Vampirediariesau.com/

June 3, 2013 at 5:07 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home