amores expresos, blog do ANTÔNIO

Wednesday, May 2, 2007

XIETU LU!

Você não entra num táxi por aqui e diz seu destino ao motorista, porque ele não entende. Você não entra num táxi por aqui e mostra seu mapa ao motorista -- se seu mapa estiver em caracteres arábicos --, porque ele não entende. Ou você chega com um celular com algum falante fluente de mandarim do outro lado, ou pede para o pessoal do hotel escrever os endereços em ideogramas.
Eu já tinha lido isso no livro da Cláudia Trevisan (China, o renascimento do império), mas acontece que sou teimoso. No primeiro dia, tentei pegar táxi na raça. Brasileiro, imagina se não ia conseguir? O cara nem saiu do lugar. Eu disse Xietu Road. Ele disse um negócio que não entendi. Eu disse Xietu Road. Ele disse um negócio que não entendi. Brincamos disso umas seis vezes até que ele apontou para fora, eu saí com o rabo entre as pernas e fui de metrô.
A comunicação é impossível. Tô há dez dias treinando a embocadura para falar tchau, que é algo como tsá tiem, mas ainda não teve um ser humano que tenha entendido o que digo, umas dez vezes por dia, ao sair dos lugares. Eles me olham curiosos, pensando: será que é russo? Búlgaro? Esloveno?

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

hahahahahahaha
To me divertindo lendo seu blog inteirinho!
Quando terminar vou ter emagrecido uns 3kg de tanto rir!!

April 16, 2008 at 11:48 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home