amores expresos, blog do ANTÔNIO

Wednesday, August 15, 2007

Dois e Dois

(crônica para o Guia do Estadão)

Ficar maduro talvez signifique deixar de lado as coisas para as quais a gente não leva jeito e dedicar-se àquelas em que há realmente alguma possibilidade de sucesso. Foi seguindo essa toada que desisti de ser astronauta aos oito, percebi que o futuro não estava no futebol lá pelos doze e perdi as baquetas e a ambição de ser baterista em alguma festa lá pelo terceiro colegial.
Ficar mais maduro talvez signifique retomar essas atividades quando chegamos perto dos trinta -- e nos damos conta de que há muito mais coisas entre o céu e a Terra do que “possibilidade de sucesso”. Foi seguindo essa toada que, na última quarta, com as pernas bambas de alegria e um sorriso juvenil no rosto, contei um, dois, três, quatro e, cercado de outros seis ex-futuros músicos, deixei todas as frustrações explodirem nos pratos, nos três primeiros acordes de Don’t let me down, dos Beatles.
A banda havia surgido uma semana antes, numa mesa de bar: uma dessas idéias que nos ocorrem depois da uma da manhã, quando o superego já está cantando a Jardineira, vestido de Pierrô, lá pros lados do Mandaqui e o saci começa a nos assoprar no ouvido desejos imprudentemente ambiciosos, como a morena da mesa ao lado ou a profissão de Ringo Starr. Como ficar mais maduro também significa perceber que a vida é curta e começar a levar a sério a imprudência, alugamos um estúdio, juntamos o punhado de alegres diletantes que há anos trocaram a alegria das cifras pela busca dos cifrões e, por algumas horas, fomos feliz para sempre.
Quinta-feira próxima virá o segundo ensaio. Nesse exato momento, enquanto ouve a entrevista de um deputado, um repórter de política repassa mentalmente os acordes de Like a rolling stone. Um editor deixa de lado um autor russo do século XIX e assovia Amada Amante. Um poeta abandona a busca pelo oxímoro perfeito que defina o Brasil para decorar a letra de Último Romântico. Uma jornalista de economia interrompe a nota sobre a fusão de dois gigantes do etanol e imagina os movimentos de seu violino em Eleonor Rigby. Uma produtora fecha o Excel e ouve, pela sexta vez no dia, Não vou ficar, em seu I-pod. Um escritor em Santa Cecília confunde as teclas do teclado com as do piano e outro, aqui em Perdizes, julga ouvir um prato toda vez que aperta o enter.
Ficar maduro talvez signifique, entre outras coisas, cantar a sério o que anos atrás só encararíamos sob as grosas malhas da ironia. Tocamos mal, mas somos felizes. Tudo certo – como dois e dois são cinco.

13 Comments:

Blogger Patrícia Anette said...

adorei o texto! é ideal pra relaxar um pouco nós adolescentes que tamos nos mordendo aqui só de pensar que vamos ter de escolher algo pra fazer pro resto da vida.
e olha, adorei a trilha sonora.

August 15, 2007 at 6:24 PM  
Blogger Chatagirl said...

A banda já tem backing vocal?

August 16, 2007 at 5:16 AM  
Blogger Jane Malaquias said...

Talvez então eu ainda consiga ser uma artesã de Olinda.

August 16, 2007 at 3:50 PM  
Blogger Sofia said...

como é bom ser um musico idoso e aproveitar as delicias da musica...

August 16, 2007 at 6:21 PM  
Blogger Camila said...

Foi exatamente nesse espírito que criei o meu blog: num consultório em Pinheiros, uma psicóloga deixa de lado o inconsciente e a transferência para escrever sobre reis, ladrões, polícias e capitães. Obrigada por expressar com tanta precisão e leveza algo tão árduo de se conquistar - parabéns à sua banda e a você (e a mim também!) pela recém-adquirida maturidade!

August 17, 2007 at 11:23 AM  
Blogger Unknown said...

uhm... dá prá ter uma atriz interpretando qq coisa no canto do palco?

August 18, 2007 at 4:03 PM  
Blogger fernanda barreto said...

com a mesma lógica, comecei aulas de violão mês passado.
é difícil, mas decidi que gosto demais de música pra não tocar instrumento nenhum.
quem sabe a maturidade nos cante que sucesso mesmo é saber escolher ao que se dedicar.
;)

August 22, 2007 at 1:36 PM  
Blogger Lígia said...

Adorei o texto, perfeito. Uma curiosidade: porque será que só há comentários de mulheres?
Um abraço

August 29, 2007 at 3:51 AM  
Blogger Ane Talita said...

Foda!
Tô com 20, isso quer dizer que só faltam uns 8 anos para que eu crie coragem e me dedique ao teatro...(não que eu não curta ciências sociais, aiás, adoro...mas o teatro é um sonho antigo...)

September 1, 2007 at 8:48 AM  
Blogger juj said...

belo parágrafo o que vai de "a banda" a "felizes para sempre".

October 4, 2007 at 7:25 AM  
Blogger bruuuna said...

...como dez e dez são doze.
...como mulheres e elefantes nunca esquecem.
É bom todos lembrarem disso, sempre.

Verdades explícitas encomodam?

October 5, 2007 at 7:48 AM  
Blogger Kika said...

esteja mesmo satisfeito que o teu dom pra escrita já está de bom tamanho.
só me faltava essa agora. além de escrever assim, ainda ser bom músico...
demais vai...
bjs

January 15, 2008 at 11:11 AM  
Blogger Unknown said...

quando passar da faixa dos 30 vou ter um bolg!! o/

February 17, 2008 at 7:27 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home