Monday, October 6, 2008

O leito no pleito

(Publicada no Estadão, no caderno Metrópole, onde aliás escrevo agora, um domingo sim, um domingo não. Meu domingo não é domingo sim da Vanessa Bárbara, gênia da raça, que pode ser lida no www.hortifruti.org)

Dizem que num dos pergaminhos do Mar Morto, escrito em aramaico no século II A.C. e só recentemente decifrado, encontraram um versículo perdido do Gênesis. Depois de expulsar Adão e Eva do paraíso e condená-los aos castigos já conhecidos, Deus teria acrescentado: “E mais! Ireis para a cama dispostos, mas acordareis um caco” – numa livre tradução.
Não sei quanto a Adão, Eva e você, leitor, mas em mim a pena ainda vigora, forte como nos tempos pré-diluvianos. Um minuto antes de deitar-me tenho ganas de ler toda a obra de Machado, pegar a Sessão Corujão do comecinho, arrumar a gaveta onde cartas da primeira namorada misturam-se às últimas declarações do imposto de renda. Já ao abrir os olhos pela manhã, tudo o que eu queria era poder dormir de novo, para sempre. Depois de atravessar esse lusco-fusco existencial em que a vida, pendurada nas pálpebras, faz todos os projetos parecerem impossíveis, ganhar o pão com o suor do próprio rosto é fichinha.
Assombra-me que o direito ao sono não tenha surgido na pauta de nenhuma vanguarda do século XX. Liberaram o sexo, acusaram a família, o Estado, a Igreja; queimaram fumo, a bandeira americana, sutiãs: por que raios não foram às praças pisotear despertadores? Por que os mesmos que conseguiram fazer “samba e amor até mais tarde” não tiveram coragem de dormir mais um pouquinho, evitando “muito sono de manhã”? (Alarme, do italiano, às armas! Pode haver etimologia mais nefasta para trazer-nos dos sonhos à labuta?).
O honrado leitor, que acorda com os galos ou as primeiras buzinas, talvez ache o assunto por demais comezinho para uma passeata. Não deve ter compreendido, ainda, as repercussões políticas da auto-gestão do sono. Se cada um acordasse quando quisesse as pessoas sairiam de casa aos poucos, não haveria rush, o transporte público daria conta do recado, as emissões de carbono despencariam, a Islândia pararia de derreter, a Björk estaria salva, assim como os ursos polares, Ilhabela, o futevôlei, Veneza, os pingüins e Ubatuba, sem contar que teríamos tempo para ler, ver TV, arrumar a gaveta, fazer samba e amor até mais tarde e não ter muito sono de manhã.
Embora o tema seja urgente, não o vi ser discutido em nenhum debate pelos candidatos que hoje disputam nosso voto. Sequer um nanico ou aspirante a vereador, desses que encampam as bandeiras mais disparatadas, levantou a voz (abaixou, talvez, seja o termo correto) para defender o sono de 10 milhões de habitantes.
Podem alegar que, dada a grandeza do problema, não caiba ao município resolvê-lo, mas ao governo federal ou talvez à ONU. De acordo, mas em algum lugar a revolução tem que começar. Ou nos levantamos imediatamente pela auto-gestão de nosso sono, ou daqui a pouco a água estará batendo em nossas olheiras. Ou vice-versa. Às armas!

44 comments:

  1. Concordo plenamente com vc!!! Reivindico pelos mesmos direitos a anos!! Temos que fazer um levante sim, em favor do nosso sono, onde já se viu, eu ser praticamente obrigada pela sociedade a acordar de manhã e dormir de noite. Que isso?? Porque muitos julgam quem acorda tarde preguiçoso, mas não sabem que horas o indivíduo foi dormir e o que estava fazendo. Assim como as pessoas que acordam e dormem nos horários diurno e noturno trabalham, estudam, etc, quem dorme tarde tb pode faze-lo, da mesma forma podem não fazer nada lá muito produtivo, isso em qualquer horário. Dou-lhe meu total apoio para uma revolução. Mas, por favor, depois do meio-dia!

    ReplyDelete
  2. Oi, Antônio, tudo bem?

    COnheça o meu Blog:

    www.depoisdafimose.wordpress.com

    Te espero Lá.

    Abs,
    Rafael

    ReplyDelete
  3. Poxa, qr soninho melhor do q o do "só mais 10 minutinhos".
    Com essa medida o rendimento geral iria de fato aumentar, pelo menos o meu!

    Um abraço!

    ReplyDelete
  4. Este texto realmente me "pegou". Seu estilo e forma de conduzir o leitor é jóia. Lerei mais coisas suas com certeza, muito sucesso. Coloquei este texto, mencionando a sua autoria em um site de conteúdos, www.vistafina.com.br. É para divulgar boas coisas como este texto.

    ReplyDelete
  5. Apoiado!
    Esta bandeira eu ergo junto com você! Vamos militar em prol do direito que nós, seres humanos, temos de organizarmos o sono a nossa maneira! Já está na hora de dizermos não à ditadura do acordar cedo. Rebelemo-nos contra o eterno castigo divino a nós, meros decendentes longínquos daqueles a que este castigo geralmente se dirigia! E tenho dito!

    ReplyDelete
  6. Meu caro Prata, tenho lágrimas nos olhos. Finalmente, um companheiro de causa!

    ReplyDelete
  7. Eu sei porque nenhum líder defende o direito ao sono. É por causa da pressão exercida pelas grandes empresas de café. Se eu e todos os meus colegas de trabalho levantássemos depois das 9h todos os dias, jamais consumiríamos uma térmica de café todas as manhãs.

    ReplyDelete
  8. Aqui tem um ex-equipano feliz em tê-lo domingo sim, domingo não ao lado da xícara de café (sim, sou um ex-equipano que quase assumidamente lê Estadão; já quase ignoro as críticas de meus semelhantes).
    Espero por esse dia desde "Bar bom é bar ruim". Na época estava no Equipe ainda, imagine como recebemos suas palavras? A crônica quase foi costurada em pano para ser estendida como nossa flâmula.

    ReplyDelete
  9. toine!
    demais sua primeira cronica. arrasou muito!
    beijo , re

    ReplyDelete
  10. antonio, prometo que quando eu for polítca vou levar a sério sua proposta de defender o sono e conto com o seu voto daqui a alguns aninhos

    beijos
    ps: minha amiga falou que te mando um e-mail e que o dia da fenalba mudo se puder depois me deixa um recadinho com a nova data e a hora que vc vai estar lá :DD

    ReplyDelete
  11. graças a Deus que voce voltou esta com saudades

    ReplyDelete
  12. Ahhh como eu entendo! Se tivessemos o direito de trabalhar a noite e dormir de dia garantidos na CLT tudo fluiria melhor...

    Bjs, Karol.

    ReplyDelete
  13. E eu, que nem faço samba e amor até mais tarde e tenho muito sono de manhã? Affe.
    Pelo direito de dormir, apoiado.

    Bezzos,

    ReplyDelete
  14. Antônio,
    vai abaixo um artigo que acho que vai te interessar (creio que li a respeito em 2007). Quem sabe esse movimento pega? (tomara, pq eu tb não funciono muito bem de manhã)
    Seria uma alternativa ao trânsito, às filas, às escolas e empregos, além de vários outros problemas que a sociedade apresenta no formato atual.
    Abraços.
    Cecília


    Como informou o portal BBC Brasil, na sexta-feira, dia 31, vem sendo implantado na Suécia o conceito de “Sociedade B”, que leva em conta as variações entre os ritmos biológicos das pessoas.
    O conceito faz uso de pesquisas que dizem que algumas pessoas funcionam melhor pela manhã outras pela noite, devido às diferenças de tempo dos ciclos biológicos dos indivíduos.
    Entre organizações, escritórios e locais de ensino, a primeira instituição do país a adotar o conceito da Sociedade B é a escola secundária Vasa Lärcentrum, da cidade de Gotemburgo.
    A partir de setembro a escola irá oferecer turnos opcionais entre 8 da manhã e 8 da noite. Segundo informações da BBC Brasil, o turno tarde/noite está sendo introduzido após pesquisa com 150 alunos da escola, que disseram aprovar a idéia.
    Segundo especialistas, o novo horário não só aumentaria a produtividade de alguns alunos, como aproveitaria melhor as instalações da escola.
    O conceito de B-Samfundet – ou Sociedade B – foi criado ano passado na Dinamarca e nos próximos meses será introduzido na Noruega e na Finlândia, e até o fim do ano será lançado no Reino Unido.

    ReplyDelete
  15. Estou contigo nesta luta!! e mais... se você se candidatar meu voto já é seu!!

    ReplyDelete
  16. Antonio Prata,
    Você era o motivo pelo qual eu com 25 anpos continuava assinando capricho, e quando saiu enviei vários email de reclamação....
    Imagina a minha alegria quando soube que agora iria escrever no Estadão.
    Te desejo todo o sucesso do mundo
    Beijos
    Andressa

    ReplyDelete
  17. mas o pior, o pior mesmo, é aquela sensação de acordar apenas 2 minutos depois de ter deitado!

    Beijos, querido

    ReplyDelete
  18. Minha professor de inglês insiste com o colégio de que a nossa entrava não tinha que ser as 7:30hrs da manhã e sim mais tarde, pois de que adianta as "crianças" entrarem cedo se não aproveito o aprendizado por causa do sono?
    E eu acho também que se a gente acordasse na hora que quisesse, teriam muito mais pessoas sorridentes e felizes do que mal-humoradas por causa do sono.

    ReplyDelete
  19. Além do que, sempre que eu acordo eu fico com sono, e me sinto um ser impossibilitado de viver o dia..

    ReplyDelete
  20. Espero ansiosa uma crônica sobre o libanês, seus chapéus e os 12 macacos - aliás, impossível não associar com o sci-fi do Terry Gillian.

    Obrigada pela visita a pequena e pacata cidade de Adamantina.

    ReplyDelete
  21. Sono é sagrado meu amigo.

    Maitê

    ReplyDelete
  22. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  23. ...por doses a mais de serotonina,despertadores a menos em nossas manhãs.
    beijos

    ReplyDelete
  24. onde é que vai ser a passeata? Já tô arrumando as malas para a luta!

    ReplyDelete
  25. Esse texto me deu sono (e no caso não é uma crítica, pelo contrário! Adoro dormir!).
    retribua a visita que te faço (agora serei seu leitor aos domingos também):
    www.balaiodopedrao.blogspot.com
    Sabia que meu sonho era ter uma crônoca semanal no Estadão? Desde quando o Veríssimo começou a escrever lá.
    tenho inveja de você e já estou batendo o tambor para que seu computador dê uma pane irreversível...
    brincadeira!

    ReplyDelete
  26. hoje acordei às 17:15 e acho que fiquei apaixonada por vc.

    ReplyDelete
  27. totalmente de acordo!

    ReplyDelete
  28. Nada como uma boa noite de sono. Entenda como boa apenas aquela que começa depois das 3 da manhã e só acaba lá pelas 2 da tarde.
    Realmente muito boa a crônica.
    Tá, eu sou uma puxa-saco oficial sua (ou pelo menos é isso que parece), mas qual o problema, afinal? Você é maravilhoso no que faz ^^

    :)

    ReplyDelete
  29. Você me inspira a continuar escrevendo!!!
    Amei esse seu texto.
    Talvez qualquer dia desses, quando a sua gaveta já estiver arrumada e você fez tudo o que tinha para fazer: Visite meu blog.
    www.cabelocorderosa.blogspot.com

    -Marcella

    ReplyDelete
  30. Caro Antonio Prata,
    Sou Graziela,estudante do 1ºEM e conheci seu trabalho na revista capricho,que não leio mais, porém acompanho seu trabalho pelo blog e pelo Jornal Estado de São Paulo.
    Aprecio muito seu trabalho e parabenizo pelo incrível manejo com as palavras.
    Gostaria de pedir-lhe um favor, mesmo que entendo a sua agenda realmente cheia.Poderia mandar-me um texto,de sua autoria acredito, sobre um taxista que perguntou sobre a situação dos índios no Brasil?
    Fiquei apaixonada pelo texto e o recortei porém acabei perdendo-o.Não lembro título e isso não me permitiu a busca no "Google".
    Parabenizo novamente, desculpo-me pelo atrevimento e agradeço desde já.
    grazielacampana@hotmail.com

    ReplyDelete
  31. "levantamos imediatamente pela auto-gestão de nosso sono"

    apoiado! o mundo seria realmente um lugar melhor!

    :*'s

    ReplyDelete
  32. Amo seus textos. Desde sempre!

    ReplyDelete
  33. Antônio, o maior representante da nossa nobre causa és tu! =)

    concordo, porque cansei de depender de cafeína e sair de casa com a lua no céu!

    beijo!

    ReplyDelete
  34. Antonio, Antonio, que sacada essa hein.
    Eu que sempre fico corujando até sabe lá Deus que horas (decidi não olhar mais no relógio, eu apenas ajusto o horário dele tocar logo no início da noite e depois não olho mais), nunca tinha pensado nesse ponto, nessa batalhan tão grandiosa.
    Levantarei essa bandeira do sono livre. Afinal estaremo salvando muito mais que nossos olhos cansados, estaremos salvando o mundo.
    Adorei!!!! E VIVA MEU SONINHO ATÉ AS 10 uhuuuuuuuuuu

    ReplyDelete
  35. Isso é assunto para ser discutido no planalto central, na escola, no café, durante o sexo... façamos algo não é? Porque precisamos dormir!!!!

    Parabéns, você é ótimo! ^^

    ReplyDelete
  36. Até que enfim alguém debateu esse assunto sem medo de parecer um vagabundo de plantão, um come a dorme que não faz nada da vida e ainda utilizou de argumentos válidos para defender essa causa (argumentos estes que eu usarei com a minha mãe quando quizer me arrancar a força da cama)
    Dormir é coisa séria minha gente, saibam estou com vocês companheiros,
    Liberdade, Igualdade, Fraternidade e Noites Bem Dormidas!
    À revolução!

    ReplyDelete
  37. Menino!
    Eu acho isso mto!!!
    E eu só resolvi comentar porque eu qdo eu li aqui a crônica, agorinha mesmo, sabe o que eu tava ouvindo??
    Samba e Amor!

    bjs
    ana

    ReplyDelete
  38. Meu querido Antônio, eu achei que só eu pensava nessas coisas...risos! Eu sonho com isso tem tempo e se possível a vida deveria começar depois do almoço, né?! Um abraço meu e do Maurício: Bianca

    ReplyDelete
  39. Olá, Antonio. Você poderia me informar o seu e-mail? Gostaria muito de poder conversar com você sobre essa carreira de cronista. Perdoe o incômodo. Um grande abraço.

    ReplyDelete
  40. Este é um testemunho que eu direi a cada um que ouça. Eu tenho casado quatro anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve que levar meu amante longe de mim e meu marido me deixou e as crianças e nós sofremos por dois anos até que eu encontrei um post onde este homem Dr.Wealthy ter ajudado alguém e eu decidi dar-lhe uma tentativa de me ajudar a trazer o meu amante de volta para casa e acreditar em mim eu só enviar minha foto para ele e do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro dirigiu para o casa e eis que era meu marido e ele veio para mim e para as crianças e é por isso que eu estou feliz em fazer com que cada um de vocês pareça conhecer este homem e ter seu amante de volta para o seu eu. Seu email: wealthylovespell@gmail.com .OU VOCÊ TAMBÉM PODE ADICIONAR ELE SOBRE O WHATSAPP USANDO ESTE NÚMERO DE CELULAR 2348164728160.

    ReplyDelete