amores expresos, blog do ANTÔNIO

Friday, April 27, 2007

Far East

A verdade é que cheguei a Xangai atrasado. Um século. Há cem anos, um missionário escreveu: “se Deus permitir que Xangai perdure, Ele deve desculpas a Sodoma e Gomorra”.
Isso aqui era um verdadeiro faroeste. Ou, com o perdão pelo trocadilho, o far east. Como diz Stella Dong, no livro que comprei aqui esses dias (Shanghai, rise and fall of a decadent city) “Metade oci-dental, metade oriental, metade terra, metade água, nem colônia nem totalmente pertencente a China, habitada por gente do mundo todo mas controlada por ninguém. (...) O estranho fruto de uma união for-çada entre Ocidente e Oriente, essa princesa híbrida nasce de uma bizarra premissa: o direito de uma nação de meter goela abaixo de outra uma poderosa droga”. Ópio.
Os malvados da história são os Ingleses, chamados então pe-los chineses de “os bárbaros ruivos”. Ávidos por negociar com a Chi-na, os ingleses mandaram, em 1793, barcos cheios de seus melho-res produtos. O imperador Chien Lung deu uma olhada e mandou sua lacônica resposta a George III: “Nós temos todas as coisas. Não vejo nenhum valor nas suas mercadorias, incomparáveis às nossas”. Os ingleses queriam chá e seda. Mas fazer o que, se não tinham na-da a oferecer? Não tinham, até que a British East India Company, que monopolizava o comércio com o Oriente, teve a brilhante idéia: ópio.
Trinta anos depois, a droga que estava há tempos banida da china era consumida por doze milhões de pessoas, ou dez por cento da população. Quando o imperador tentou resistir, os comerciantes ingleses convenceram a coroa a dar uma mão. Uma frota fortemente armada atacou Xangai. No dia em que os bárbaros ruivos entraram na cidade, 19 de junho de 1942, os moradores disseram que, “nem um único cachorro em toda a cidade ousou latir”.
A partir daí os ingleses fizeram uma espécie de bolha dentro da China. E logo vieram os franceses, os americanos e muitos outros. Tinham suas próprias leis, suas próprias mansões, adegas, banque-tes, concubinas chinesas e, principalmente, aquela ética mui particu-lar que o homem branco criava ao se estabelecer e ganhar dinheiro longe da mamãe e da esposa. Os relatos são pantagruélicos. Os ca-ras faziam fortunas da noite pro dia, importavam cavalos árabes para corridas e cozinheiros franceses para seus clubes. Gastavam, gasta-vam, gastavam. Bebiam, comiam, se refestelavam. E o dinheiro não parava de jorrar. Quando criticado por um inglês mais consciencioso, um desses aventureiros respondeu: “É meu trabalho fazer fortuna no menor tempo possível. Em dois ou três anos, no máximo, eu espero estar rico e cair fora. E não to nem aí se Xangai inteira desaparecer assim que eu virar as costas, pegar fogo ou for inundada”.
Vai ser irônico se, daqui vinte anos, a China for o país mais po-deroso do mundo e Xangai, hoje seu principal centro econômico, a metrópole mais importante do planeta. Por enquanto, só vejo os olhos arregalados dos bárbaros ruivos nos museus, nas praças e diante do mar de arranha céus modernos. Não estouram mais champanhe pe-las ruas, só bebem mansamente suas garrafinhas de água Evian e tiram fotos com suas câmeras chinesas. Aquele missionário, que Deus o tenha, deve estar contente.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Neat blog! Is your theme custom made or did you download it from
somewhere? A design like yours with a few simple tweeks
would really make my blog jump out. Please let me know
where you got your theme. Thank you
Look into my page ; sapphire titanium rings

February 1, 2013 at 7:09 AM  
Anonymous Anonymous said...

You made sοme really goоd рoints there.

I checked on the internet to find оut more about the isѕuе and found most people will go
alоng wіth your views on this wеbsite.



mу blog ... organic potting soil

June 17, 2013 at 6:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

Nicе post. I learn ѕomething new and challenging on blоgs I stumbleupοn everydaу.
It's always useful to read through content from other authors and practice a little something from other sites.

Here is my web blog - losing weight after 50

June 18, 2013 at 4:15 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home